- Ano: 2012
-
Fotografias:Henrietta Williams, Ste Murray
Descrição enviada pela equipe de projeto. Commonage, com sede em Callan, Irlanda, é uma organização enfocada na comunidade, cujas comissões proporcionam uma plataforma crítica para projetos artísticos e arquitetônicos que se situam em uma esfera pública. A Escola de Verão de Commonage é um programa de treinamento arquitetônico de engajamento social que promove oficinas e seminários sobre projetos e construção. A Escola é liderada por jovens escritórios de design e arquitetura e apresenta um amplo programa de debates públicos, refeições comunitárias, exibições de filmes, passeios guiados e visitas à comunidades e organizações culturais próximas a Callan.
Em 2012, três oficinas de projeto e construção tiveram como foco a futura orla da cidade; uma ponte sazonal para criar um ponto de cruzamento, ministrada por LiD Architecture, projetos para sistemas de acessos públicos, ministrada por Superfolk Design Studio, e um estábulo com sistema de coleta de águas pluviais, ministrada pelo recente Cowshed Collective.
O Cowshed Collective foi formado a partir do convite de Commonage por um grupo de jovens arquitetos - Michael Hayes, Samuel Kane, Jamos Kennedy, Scott Morton e Albert Tobin. O estábulo, feito durante o programa de 17 dias da Escola de Verão, se localiza ao fim da orla proposta, em uma fazenda administrada pela Comunidade Camphill Callan. Camphill é uma comunidade internacional que ajuda pessoas com deficiências a viver e trabalhar em um ambiente inclusivo.
A fazenda em Westcourt é administrada coletivamente pelos fazendeiros de Camphill Callan que recebem visitantes para encontros ocasionais. Aproveitando as características únicas do lugar, o Cowshed Collective imaginou um estábulo fosse uma estrutura para toda a fazenda e também servisse de infraestrutura: uma cobertura projetada tanto para encontros quanto para a canalização da água, uma estrutura que armazena água da chuva para as vacas e seus bezerros. O estábulo foi construído principalmente com materiais recuperados na região de Camphill Callan.
Os participantes vêm de Callan, da Irlanda e do Reino Unido, assim como da Dinamarca, Noruega e Grécia, para ingressar na escola de verão. Os participantes e dos ministrantes das oficinas trabalharam lado a lado com artesãos, construtores e especialistas locias para concretizar este ambicioso programa.
O estábulo é um importante passo de um longo processo chamado 'Espaços Ágeis', projetos e construções de ponta a serem desenvolvidas na fazenda de Camphill nos próximos anos.